A Universidade Federal do Pará - UFPA, por intermédio do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e da Faculdade de Psiciologia, realizam em parceira com o Núcleo de Estudos Fenomenológicos - NUFEN, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Pisicologia - Mestrado, o "Seminário Internacional: Perspectivas atuais na Abordagem Centrada na Pessoa”, que contará com a participação do Prof. Dr. Alberto Segrera – Professor Emérito da Universidad Iberoamericana Ciudad de México. O evento acontecerá no dia 21 de outubro de 2010, a partir das 18h30, no auditório do IFCH.
Além do Seminário Internacional do Programa de Pós-Graduação em Psicologia desenvolverá no dia 22 de outubro de 2010, a Pré-Semana Científica, que contará com uma programação que disponibiliza a comunidade acadêmica cinco mini-cursos que discutiram diversas temáticas sobre as perspectivas atuais na abordagem centrada na pessoa.
Serviço:
As inscrições para o Seminário são gratuitas e poderão ser feitas na Secretaria do PPGPS, a partir do dia 06 de outubro de 2010, no horário das 9h às 13h.
Vagas limitadas: 60 - Certificado de participação.
Para maiores informações:
secppgp@ufpa.br
emeireles@ufpa.br
As inscrições para participar da Pré-Semana Científica, também serão realizadas na Secretaria do PPGPS, no mesmo período de inscrições do Seminário Internacional.
Programação
PRÉ-SEMANA CIENTÍFICA – 22.10.2010
MINICURSOS - INSCRIÇÕES ABERTAS – VAGAS LIMITADAS
INSCRIÇÕES: MESTRADO EM PSICOLOGIA
DE 9-13 DIARIAMENTE
1. TITULO: A Formação do Gestalt-terapeuta
DIA: 22.10.2010, das 8h às 12h.
LOCAL: BLOCO C, SALA 1
VAGAS: 30
PROFESSORAS: Ana Paula Chagas Monteiro & Sandra Maria Moreira de Menezes, - Bacharéis em Psicologia, Psicólogas, estudantes do curso de Especialização em Gestalt-terapia pelo CCGT (Centro de Capacitação em Gestalt-terapia); anapcmonteiro@hotmail.com; sandradmenezes@ig.com.br
DESCRIÇÃO DA PROPOSTA: O mini-curso propõe reflexões acerca da construção do Gestaltterapeuta que perpassam, basicamente, as noções de teoria (formação teórica e técnica), vivência, psicoterapia e supervisão, somados aos aspectos que vão além da formação universitária e que revelam a necessidade de uma formação, sobretudo, pessoal. Para tal, pensa-se ser importante revisitar a história pessoal de cada um e com re-significação de vivências como uma forma de se colocar como profissional em construção. O mini-curso se dará com projeção de vídeos, dinâmicas de grupo e vivências possíveis as condições de tempo e espaço, como forma de instigar o processo de construção dos possíveis profissionais.
2. TITULO: “Atendimento psicológico infantil na perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa”
DIA: 22.10.2010, das 14h às 18h.
LOCAL: BLOCO C, SALA 2
VAGAS: 30
PROFESSORA: Márcia Elena Soares Bezerra - Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA). marciaesb@gmail.com
DESCRIÇÃO DA PROPOSTA: Este curso objetiva propiciar um espaço de aprendizagem teóricometodológica quanto à prática clínica com crianças a partir da perspectiva da Abordagem Centrada na Pessoa (ACP). Serão apresentados os princípios norteadores da Ludoterapia e o processo de facilitação na clínica ACP, além de promover reflexão sobre os modos de ser criança hoje, em especial, no contexto amazônico e a importância da inserção da Psicologia nas políticas públicas para crianças e adolescentes.
3. TÍTULO: o que faz o psicólogo no caps? Questões a partir da clínica do sujeito.
DIA: 22.10.2010, das 8h às 12h.
LOCAL: BLOCO C, SALA 3
VAGAS: 30
PROFESSORAS: Lúcia M. Nogueira de FARIAS, Psicóloga, mestre em Psicologia Clínica PUC-RJ, supervisora de CAPS (lucia_tuc@hotmail.com); Susette Matos da SILVA, Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, supervisora de CAPS (susette.matos@yahoo.com); Roseane Freitas NICOLAU, Psicanalista, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA, coordenadora do Grupo de Pesquisa. (rf-nicolau@uol.com.br).
DESCRIÇÃO: Este curso propõe refletir sobre a função do psicólogo nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) a partir de uma perspectiva clínico-institucional, considerando os impasses deste profissional na medida em que transita entre a reinvenção do modelo de assistência à loucura de acordo com os parâmetros da Reforma Psiquiátrica Brasileira que tende a privilegiar a Reinserção Psicossocial, e a preservação de uma atuação clinica na perspectiva do sujeito em sua singularidade. Neste sentido, como articular a clínica e a reabilitação psicossocial tomando o sujeito como eixo central de trabalho? Discorreremos sobre os diferentes dispositivos coletivos da atenção psicossocial, a prática da clínica ampliada e o exercício da interdisciplinaridade sob o referencial da psicanálise.
4. TÍTULO: “Linha de Cuidado para Atenção Integral à saúde de
crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência”.
DIA: 22-10-2010, das 8h às 12h.
LOCAL: BLOCO C, SALA 4
VAGAS: 30 VAGAS
PROFESSORAS: *Milene Maria Xavier Veloso é Psicóloga e Professora da FAPSI/UFPA, Mestra em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ; Ana Lúcia Santos dos Santos é Psicóloga e mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA.
DESCRIÇÃO DA PROPOSTA: A partir da premissa de que crianças e adolescentes são sujeitos de diretos, a proposta do mini-curso é propiciar uma espaço de reflexão sobre as proposições do Ministério da
Saúde, que seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), feitas na Assembléia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) em 1996, declarou que a violência se constitui em importante problema para a saúde publica. O que impulsionou a publicação da Política de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências (Portaria nº 737/2001) e definiu um instrumento de notificação as autoridades competentes, de casos de suspeita ou de confirmação de violência contra crianças e adolescentes (Portaria nº 1.968/GM, de 25/10/2001). Nessa perspectiva o Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu o mandato especifico do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para promover o direito a vida e a saúde de crianças e adolescentes, mediante a atenção integral a saúde, que pressupõe o acesso universal e igualitário aos serviços nos três níveis da atenção. Essa tarefa exige o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, prevenção de violências, atenção integral as vítimas e o trabalho em rede. Com o propósito de sensibilizar e orientar os gestores e profissionais de saúde para uma ação contínua e permanente de atenção integral a criança e ao adolescente e suas famílias em situação de violência foi lançado em 2010 um documento como seqüência das ações do MS intitulado: “Linha de Cuidado para a Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência – Orientações para gestores e profissionais de saúde”, A linha de cuidado é uma estratégia para a ação, um caminho para o alcance da atenção integral ou a integralidade do cuidado, um dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), que busca articular a produção do cuidado desde a atenção primária até o mais complexo nível de atenção, exigindo ainda a interação com os demais sistemas de garantia de direitos, proteção e defesa de crianças e adolescentes. Por esta essa razão se faz indispensável o debate dessas orientações entre os profissionais de saúde e especialmente entre os Psicólogos.
5. TÍTULO: Linguagem Corporal e Criação Artística.
DIA: 22-10-2010, das 8às 12h.
LOCAL: BLOCO C, SALA 5
VAGAS: 15 VAGAS
PROFESSOR: Rodrigo de Almeida Braga – ator pela escola de teatro e dança da UFPA; formação em dança pessoal pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos Teatrais da UNICAMP, LUME; facilitador do curso Gestalt e teatro para o CCGT/PA; graduando em Psicologia pela UFPA.
DESCRIÇÃO: o workshop objetiva promover uma reflexão acerca da linguagem corporal e suas possibilidades comunicativas e terapêuticas. Através da exploração da expressão corporal e da teatralização, o facilitador pretende refletir sobre relações entre a conscientização e a linguagem artística criativa. Uso de técnicas corporais e recursos cênicos para estimular o auto-contato e a vivência da corporeidade. RECURSOS MATERIAIS: usar roupas confortáveis.
OBS: OS CERTIFICADOS SOMENTE SERÃO ENTREGUES A QUEM TIVER FREQUÊNCIA INTEGRAL.
Comissão Científica e Organizadora do Evento
FAPSI
Patrocínio: Hospital de Clinicas
Apoio: Conselho Regional de Psicologia
Fonte: Material de Divulgação dos Eventos disponibilizado pelas comissões organizadoras.