Navegando

Produções


TRABALHOS DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO:


1. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da;  Ações de Educação Científica, Ambiental e Saúde para a Juventude: articulando saberes e práticas entre Universidade-Escola. Projeto Interdimensional de Ensino-Pesquisa-Extensão/Necaps, 2009. (em andamento).
Orientação: Coordenação do GT de Formação.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

1. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. Saberes e práticas pedagógicas relacionadas à afetividade, sexualidad e drogras dirigidas à juventude: um estudo no ensino fundamental em Belém/PA. Relatório de Iniciação Científica - CNPq/UEPA, 2007. (concluído)
Orientadora: Profª Drª Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca.

2. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; GAMA, Danylla, D. G; SOUZA, Mara C. D. Formação inicial de jovens pesquisadores: a experiência do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps), do Centro de Ciências Sociais e Educação CCSE/UEPA. Relatório de Iniciação Científica - PINC/UEPA, 2008. (concluído) 
Orientadora: Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca.

3. PERES, Olga L. F. et. al. Ações lúdico-pedagógicas facilitadoras para o desenvolvimento psicossocial da criança: um estudo na brinquedoteca da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, no ano de 2009 em Belém/PA. Belém/PA: Relatório de Iniciação Científica - PINC/UEPA - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UEPA, 2009. (Concluído)
Orientador: Profº Mestrando Carlos Alberto Saldanha da Silva Júnior.

TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO:

1. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; GAMA, Danylla D. G; SOUZA, Mara C. D. Formação de Jovens Pesquisadores: saberes e práticas vivenciadas no Núcleo de Estudo em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps/CCSE/UEPA. 2007. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia). Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2007. (concluído)
Orientadora: Profª Drª Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca.

2. CARDOSO, Murilo H. M. O ensino de Geografia no terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: contribuições metodológicas de práticas Pedagógicas relacionadas ao ensino de meio ambiente. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Geografia). Universidade Estadual Vale do Acarú, Belém/PA, 2008. (concluído)
Orientador: Profº Drº Mário Benjamin Dias .

3. MONTENEGRO, Gustavo M. O Lazer e a Fromação: um olhar no curso de educação física de 1999 à 2008- UEPA. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Educação Física). Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2009. (concluído)
Orientadora: Vera Lúcia da Costa Fernades.

4. GELL, Karolina Almeida. A Formação de professor para atuar com aluno surdo: um estudo realizado em uma escola pública de Belém. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia). Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2009. (concluído)
Orientadora: Profª Esp. Maria Joaquina Fonseca

5. PERES, Olga L. F; RIBEIRO, Nahyara do s. G. Ações Lúdico-pedagógicas facilitadoras para o desenvolvimento da criança: um estudo na brinquedoteca da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, no ano de 2009, em Belém/PA. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia). Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2010. (concluído)
Orientadora: Profª Drª Nilda de Oliveira Bentes.

MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO:

1. MONTENEGRO, Gustavo M. O discurso dos professores de lazer na formação do curso de educação fisica-UEPA. 2010. Monografia de Conclusão de Curso (Especialização em Lazer). Universidade do Estado do Pará, Belém /PA, 2010. (conluído)
Orientadora: Vera Lúcia da Costa Fernandes.

DISSERTAÇÕES DE MESTRADO:

1. BENTES, Nilda de O. Atuação do Psicólogo Escolar na Equipe Interdisciplinar. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - Mestrado). Universidade de São Paulo. 1996. (concluído)
Orientador: Profº Drº Antonio Pascoal Rodolpho Agatti.

2. BARROS, Maricilda N. R. de. A escola como espaço de formação continuada de frofessores: o caso da Escola Cidade de Emaús, BelémPA. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas - Mestrado). Universidade Federal do Pará. 2004. (concluído)
Orientadora: Profª Drª Terezinha Valim Oliver Gonçalves.

3. SILVA JÚNIOR, Carlos A. s. da. (Re)significando a formação inicial a partir de novos territórios de formação: um estudo dos processos educativos vivenciados no Necaps/CCSE/UEPA. 2008. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado). Universidade do Estado do Pará. 2008. (em andamento)
Orientadora: Profª Drª Tânia Regina Lobato dos Santos.

2. MONTENEGRO, Gustavo M. O Lazer na Formação de professores de educação física: um olhar sobre os currículos dos cursos superiores em Belém/PA. 2010. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado). Universidade Federal do Pará, Belém/PA, 2010. (em andamento)
Orientador: Profº Drº Wagner Moreira.

TESES DE DOUTORADO:

1. BENTES, Nilda de O. Sanção Educativa X Aprendizagem e as relações dialógicas da sala de aula. 2003. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado). Universidade Metodista de Piracicaba. 2003. (concluído)
Orientadora: Profª Drª Maria Cecília Rafael De Góes.

Publicações:


Cartilha Educativa: O lixo nosso de cada dia.







FONSECA, Maria de Jesus da C. F. (Org.). O lixo nosso de cada dia: caderno de educação científica e ambiental. Belém/PA: CCSE/UEPA, 2005;












O Sopro.








NECAPS. Informativo O Sopro. Belém/PA: Necaps;
















Livro de Vivências Pedagógicas em Educação Científica, Ambiental e Saúde.

SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; BANDEIRA, Giza C. de M; FONSECA, Maria de Jesus da C. F. (Orgs.). Vivências pedagógicas em educação científica, ambiental e saúde. Belém/PA: Gráfica Smith, 2008;

Trabalhos do GT publicados no Livro:

1. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. A formação de jovens pesquisadores do Necapsna perspectiva da pesquisa-ação;
2. GAMA, Danylla D. G; SOUZA, Mara C. D. Reutilizando e criando artesanato, como proposta de educação ambiental;
3. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; CARDOSO, Murilo H. M. Discutindo educação ambiental a partir do estudo dos vegetais;
4. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. et. al. Formação de educadores ambientais: por uma ação compartilhada na educação superior;
5. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; SILVA, Daniele C. A. e; CARDOSO, Murilo H. M. Educação ambiental: brincadeiras e aprendizagens sobre o aquecimento global;
6. MONTENEGRO, Gustavo M; FONSECA, Maria de Jesus da C. F. Educação ambiental por meio da capoeira: uma ação com jovens da Vila da Barca - Belém/PA;
7. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; CARDOSO, Murilo H. M. Reutilização de garrafas Pet's como proposta de discussão da educação ambiental com jovens da periferia de Belém/PA;
8. MONTENEGRO, Gustavo M. Brincando com sucatas: contrução de jogos a partir de materiais reutilizáveis;
9. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. et. al. A experiência de atividades acadêmicas vivenciadas em grupo/núcleos de pesquisa na formação de jovens pesquisadores;
10. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. et. al. Formação de professores: reflexões e ações a respeito da inclusão dos temas transversais no currículo escolar do ensino fundamental;
11. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; MONTENEGRO, Gustavo M. Trabalhando a corporeidade na juventude;
12. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. et. al. Sexualidade e corporeidade: experiênci da formação continuada com professores da rede pública do município de Bujarú/PA;
13. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. Aplicação de jogo didático e a discussão da sexualidade juvenil;
14. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. Sexualidade, gênero e identidade: diálogos com a juventude;
15. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; GAMA, Danylla D. G; SOUZA, Mara C. D. Pedagogia da sexualidade: contribuições pedagógicas a juventude;
16. SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. Maternidade e paternidade na juventude: o desafio de uma gravidez precoce.

Revista Multiplicações: extensão universitária da UEPA.

SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da; FONSECA, Maria de Jesus da C. F. Conversando sobre sexualidade com a juventude: a prática do Necaps como proposta crítico-reflexiva na formação da juventude. In: Revista Multiplicações: extensão universitária da UEPA/Pró-Reitoria de Extensão. Belém/PA: UEPA, 2006, nº 2.
=== § === § === § === § === § === § === § === § === § =
Artigo: SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. Temas transversais e formação de professores do ensino fundamental: reflexões e ações de práticas pedagógicas realizadas nos municípios de Bragança/PA e São João de Pirabas/PA. In: Revista Multiplicações: extensão universitária da UEPA/Pró-Reitoria de Extensão. Belém/PA, 2007, nº 3;

Resumo: SILVA JÚNIOR, Carlos A. S. da. et. al. Formaão de educadores ambientais por meio de oficina pedagógica. In: Revista Multiplicações: extensão universitária da UEPA/Pró-Reitoria de Extensão. Belém/PA, 2007, nº 3.


Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.