Navegando

Quem é o Necaps?

HISTÓRICO

Integrantes do Necaps em 2008 em atividade de extensão.
O Núcleo de Estudo em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps, teve sua origem em 1996, com o Projeto de Aperfeiçoamento Pedagógico a Alunos Professores (Proapap) implementado por iniciativa das professoras Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca e Maria de Nazaré dos Remédios Sodré, no Centro de Ciências Sociais e Educação- CCSE da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Esse projeto, em 1997, se ampliou formando o Programa de Aperfeiçoamento Pedagógico em Ensino de Ciências Naturais (Proapecin).

O Proapecin se consolidou contribuindo para que em 2003 se pudesse criar o Grupo de Estudos em Educação Científica Ambiental e Práticas Sociais (Gecaps), sendo um dos primeiros grupos de estudos e pesquisa da Universidade do Estado do Pará, a ser cadastrado no Diretório de Grupos de CNPq. Com a ampliação das ações, ingressos de novos alunos e professores, o trabalho se fortaleceu passando o Gecaps, a desenvolver um amplo trabalho que na avaliação dos seus integrantes extrapolava a categoria de Grupo de Pesquisa.

Assim, em 2005, foi iniciado o processo de transformação do referido grupo para a criação do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais (Necaps). O Necaps está institucionalizado como núcleo de ensino, pesquisa e extensão, vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação, por meio da Resolução Nº 1382/06 do Conselho Universitário. Suas ações integram conhecimentos de Ciência, Ambiente e Saúde de forma interdisciplinar dirigidas à Educação da Juventude, com a perspectiva de contribuir na construção de um trabalho educativo, que promova a construção da cidadania, justiça social e melhoria da qualidade de vida e do ensino, especialmente na Amazônia Paraense.

Suas atividades estão dirigidas a jovens de 10 a 18 anos, discente da UEPA, professores, comunitários e profissionais que atuam na educação da juventude e instituições interessadas nas áreas de sua atuação.

MISSÃO

Colaborar na construção de um projeto educativo que vise o fortalecimento de uma sociedade mais justa – virtude de dar a cada um aquele direito que é seu, mais livre- no sentido de não ser servil e ter o poder de decidir e agir com autonomia em função do coletivo, mais democrática- que respeite a pluralidade de idéias, sem coerção e discriminação a partir de um trabalho voltado a educação científica , educação ambiental e educação para saúde, metodologicamente desenvolvido através de atividades de informática, de iniciação científica e atividades lúdicas tendo como referência o contexto amazônico.

OBJETIVOS

• Investigar e discutir a produção do conhecimento nas áreas de Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde que de forma articuladas orientam práticas sociais formais e não formais dirigidas a educação de adolescentes sintonizadas com o desafio da construção da cidadania, e melhoria da qualidade de vida. e da escola pública de qualidade;
• Realizar ações integradas de ensino, pesquisa e extensão em Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde dirigidas ao adolescente visando a valorização dos bens naturais e culturais, sua sustentabilidade e emancipação humana;
• Aprofundar estudos teórico-metodológicos voltados para a solução de problemas de ensino-aprendizagem no âmbito da Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde;
• Promover eventos científicos e culturais voltados para a educação do adolescente vinculada a temas de Ciências Naturais, Educação Ambiental e Saúde de forma integrada;
• Fomentar ações de socialização do conhecimento científico através da produção de textos, do mural científico, cartilhas, cursos voltados para as áreas de sua atuação;
• Propiciar aos discentes dos cursos da UEPA e professores do ensino fundamental e médio, espaço para realização e participação em atividades diversas (estágio, atividades de iniciação científica, formação inicial e continuada) como contribuição ao desenvolvimento profissional.

CONCEPÇÃO DO FAZER PEDAGÓGICO

Entendendo que Educação Científica, Educação Ambiental e Educação para Saúde não podem ser tratadas de forma isolada, o Necaps busca desenvolver um trabalho educativo com enfoque interdisciplinar articulando ações de ensino, pesquisa e extensão, de modo que os participantes dos programas desenvolvidos pelo Núcleo, ampliem sua compreensão sobre a realidade e possam nela intervir a partir de um processo permanente de reflexão – ação a partir dos temas trabalhados. Assim, a ação pedagógica desenvolvida visa uma formação ampla (social, cultural, econômica, política e ambiental) que impulsione o cidadão a lutar pelos direitos de cidadania e emancipação social sustentado pela compreensão crítica dos conhecimentos científicos, com base nos seguintes pressupostos: indissociabilidade entre teoria e prática, Interdisciplinaridade, Iniciação Científica e Valorização do Ambiente.

LINHAS DE PESQUISA

Produção, Difusão e Apropriação do Conhecimento
Investiga processos de produção, apropriação e difusão de conhecimentos voltados à Educação Científica, Ambiental e da Saúde direcionados à juventude.

Formação Inicial e Continuada
Realiza estudos sobre o processo de formação inicial e continuada em Educação Científica, Ambiental e para Saúde, voltados a diversos grupos sociais (professores, líderes comunitário, técnicos) que atuam na Educação da Juventude.

Sociobiodiversidade, Sustentabilidade e Educação
Congrega estudos que possibilitem verificar a condição de interferência da Educação Formal e Não- Formal para o conhecimento e difusão de temas relacionados a biodiversidade e sua sustentabilidade bem como para promoção de consciência pública de valorização do ambiente amazônico entendido na inter-relação sociedade-natureza, com vistas a formulação de ações educativas que fomentam a utilização sustentável da biodiversidade e a valorização da cultura Amazônica.

Cultura Digital
Promove estudos e ações educativas que buscam compreender o impacto das tecnologias da informação no processo de produção, apropriação e socialização de saberes voltados á áreas de Educação Científica, Ambiental e de Saúde em espaços educativos diversos.



Cultura de Paz
A linha busca investigar saberes sobre os diversos tipos de violências que estão submetidas à juventude, bem como práticas educacionais que auxiliem a minimizar processos de exclusão e marginalização juvenil.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
• Comitê técnico-científico;
• Coordenação geral;
• Coordenação de Projetos;
• Secretaria Acadêmica.

GRUPOS DE TRABALHO GT’s Por Linha de Pesquisa
• Produção Científica (extinto em 2012);
• Formação de Professores;
• Sociobiodiversidade e educação;
• Cultura digital;
• Cultura de paz;
• Educomunicação (redimensionado em 2012, para uma assessoria).

FIGURA I - Estrutura Acadêmico-organizacional do Necaps.
FONTE: Silva Júnior, 2011.

























Em 2012, esse desenho institucional sofre alterações afim de possibilitar uma dinamicidade no desenvolvimento das ações do Núcleo, passado a ser organizado a partir de somente quatro GT's (Formação de Professores; Sociobiodiversidade e Educação; Cultura Digital; e Cultura de Paz). As ações do GT de Produção Científica, bem como a linha de pesquisa vinculada a esse GT, passaram a ser absorvidas pelos demais grupos e o GT de Educomunicação, a partir de um estudo realizado para o trabalho de conclusão de curso de um estudante do Necaps, indicou a necessidade de reorganização das ações de educomunicação, passando o grupo a se tornar uma assessoria de apoio acadêmico as ações de educomunicação aos demais GT's e vinculada a Coordenação Geral do Núcleo.


Integrantes do Necaps em 2010 - Jornada Itinerante em Mosqueiro-PA.

Coordenação Geral




Coordenadores de GT:
  • GT de Formação de Professores - Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha; e Profª Ms. Maricilda R. de Barros;
  • GT de Sociobiodiversidade e Educação - Profª Drª Maria de Jesus Fonseca;
  • GT de Cultura Digital - Profª Esp. Márcia Santos;
  • GT de Cultura de Paz

Equipe administrativa:
  • Jefferson Robson Araújo - Coordenação administrativa de Projetos;
  • Selma Zilda - Secretaria Acadêmica do Necaps.


CONTATOS:
Universidade do Estado do Pará – UEPA
Centro de Ciências Sociais e Educação – CCSE
Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - NECAPS
Endereço: Tv. Djalma Dutra s/n Bloco IV, ao lado do Restaurante Universitário.
Bairro: Telégrafo; Cep: 66113-010.
Fone: (91) 4009-9537.
Diretório de Grupos do CNPq: Necaps


===§======§======§======§======§======§======§======§======§======§===


SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS - 2011

SOBRE O ESTÁGIO EXTRACURRICULAR VOLUNTÁRIO DO NECAPS:



O Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps, vinculado ao Centro de Ciências Sociais e Educação - CCSE, da Universidade do Estado do Pará - UEPA, torna público a chamada para inscrição de candidatos ao estágio extracurricular voluntário do Necaps/CCSE/UEPA.


A ação do estágio extracurricular voluntário do Necaps, caracteriza-se por ser uma atividade de formação inicial destinada a alunos de cursos de graduação da UEPA (prioritariamente), que tem como finalidade desenvolver ações integradas de ensino-pesquisa-extensão nas áreas de educação científica, ambiental e saúde, voltadas a juventude, professores e demais atores sociais interessados na educação de jovens.


A perspectiva do estágio é desenvolver processos educativos e vivências de práticas sociais que possibilitem ao estudante, experienciar uma formação teórico-prática, interdisciplinar e de valorização e conhecimento do ambiente amazônico, tendo como diretriz a Iniciação Científica enquanto uma ação pedagógica capaz de concretizar-se em práticas transformadoras, políticas e pedagógicas.


OBS: Sugere-se que os candidatos possuam noções básicas de informática e em específico para o GT de Sociobiodiversidade e Educação preferencialmente noções básica em língua inglesa.


Para se inscrever, obter informações e esclarecer dúvidas, sobre  os critérios exigidos na seleção, consulte o Edital Nº 01/2011, que trata do processo de seleção.


Errata do Edital Nº 01/2011:
Onde lê-se:
V. PROCESSO SELETIVO
5.1 - b) Construção de Texto Argumentativo-Dissertativo: os alunos de graduação deverão redigir um texto argumentativo-dissertativo que contenha a justificativa ressaltando, seus interesses, objetivos, motivações e expectativas de sua inclusão no Necaps, que será realizada no dia 29 de março de 2011, podendo ser realizado no intervalo entre às 10h e 20h, de acordo com a disponibilidade do candidato.
Entende-se:
V. PROCESSO SELETIVO

5.1 - b) Construção de Texto Argumentativo-Dissertativo: os alunos de graduação deverão redigir um texto argumentativo-dissertativo que contenha a justificativa ressaltando, seus interesses, objetivos, motivações e expectativas de sua inclusão no Necaps, que será realizada no dia 29 de março de 2011, podendo ser realizado no intervalo entre às 9h e 17h, de acordo com a disponibilidade do candidato.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS!


Lista de Homologação de Inscrições;


Carta Convite e Programação;


Instrumental de Avaliação;


Critérios de Avaliação;


Lista de Candidatos Aprovados;


Lista de Candidatos do Cadastro de Reservas.


-Curso de Formação de Educadores do Necaps (lista de participantes por turno):
-Manhã;
-Tarde;
-Texto Subsídio para o Curso de Formação.


Seja bem Vind@!



Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.