Navegando

Integrantes

ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007); Mestre em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000); e possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998) e especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente é Professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro de Estudos Superiores do Pará; atuando também como analista em recursos hídricos pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.
                        
=========§==========§==========§==========§==========§==========

Possui Mestrado em Educação (2011), pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa: Formação de Professores; Licenciado Pleno em Pedagogia (2008), com habilitação em docência nas primeiras séries do ensino fundamental na modalidade da educação de jovens e adultos e no ensino regular em classes comuns com alunos com necessidades especiais, capacitado ainda para as funções de gestão educacional, planejamento e avaliação institucional, por esta mesma Universidade. Atualmente é Professor dos Cursos de Licenciatura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/IFPA; Professor-pesquisador do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps/CCSE/UEPA; e Professor visitante da Universidade Federal Rural da Amazônia, no Programa Nacional de Formação de Professores (PARFOR). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: Formação inicial e continuada; e produção, apropriação e difusão do conhecimento, com enfoque em temas como: formação de professores; atividades de ensino-pesquisa-extensão; iniciação científica; formação de jovens pesquisadores; espaços diferenciados de formação e aprendizagem; grupos de pesquisa e núcleos de ensino-pesquisa-extensão em educação; pesquisa-ação; formação cultural; metodologia científica; educação científica e educação ambiental.

=========§==========§==========§==========§==========§==========

Mestre em educação (2012) - Currículo e Formação de Professores, pela Universidade Federal do Pará; Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (2009), com especialização em Lazer na referida instituição (2010). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Lazer e Politicas Públicas, Formação de Professores. Participa do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais -NECAPS e do Núcleo de Estudo e Pesquisa Amazõnico em Esporte e Lazer-NEPAEL na linha de pesquisa "Saberes e Lazer em Políticas Públicas".

















=========§==========§==========§==========§==========§==========



Mestranda em educação - Políticas Públicas, pela Universidade Federal do Pará; Especialista em Educação Ambiental Escolar, na Universidade do Estado do Pará (2005); graduação em Licenciatura Plena Em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é professora auxiliar efetiva da Universidade do Estado do Pará-UEPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial nas áreas de Deficiência Visual, Deficiência auditiva, deficiências Múltiplas, Deficiência Física, Altas Habilidades, Superdotados e Autismo, Educação Infantil, 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental, EJA- Educação de Jovens e Adultos, ministrante das disciplinas Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio, Planejamento e Avaliação Educacional e projeto para gestores sociais na área de Educação Ambiental escolar / não-escolar.





=========§==========§==========§==========§==========§==========




MARCELLY COSTA SANTOS
Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais - Química (UEPA). Estagiária voluntária do Necaps. Desenvolve ações de ensino-pesquisa-extensão no GT de Formação do Necaps.
=========§==========§==========§==========§==========§==========




MARIA RAIMUNDA CORDEIRO DA SILVA
Possui gradação em Pedagogia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, cursa a Especialização em Educação Ambiental Escolar, pela Universidade do Estado do Pará - UEPA, é funcionária pública efetiva da Secretaria Municipal de Saneamento - SESAN, atuando com a questão ambiental. É Professora colaboradora do Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps, por meio do GT de Formação, desenvolvendo ações de ensino-pesquisa-extensão nas áreas de educação científica, ambiental , saúde e formação de professores.














=========§==========§==========§==========§==========§==========





MARICILDA NAZARÉ RAPOSO DE BARROS
Mestre em Educação  em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2004); Possui Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Pará (1989), Graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Pará (1989). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Belém e professora AD4 - Secretaria de Estado de Educação do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Nutricional, Saúde Escolar, Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Propostas Pedagógicas e Educação Científica.





=========§==========§==========§==========§==========§==========

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia (UEPA). Professora Colaboradora do Necaps. Desenvolve ações de ensino-pequisa-extensão no GT de Formação e no GT de Sociobiodiversidade e Educação do Necaps, além de participar do Projeto Escola da Biodiversidade amazônica - parceria entre Necaps/CCSE/UEPA e Museu Paraense Emílio Goeldi/ICT/MCT.








=========§==========§==========§==========§==========§==========


SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO
Doutora em Educação DINTER - PUC-Rio/ UEPA (2010); Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela UFPA (2004); e possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará (1986), graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1992) e especialização em Ensino de Ciências, pela UEPA (2000). Atualmente é professora do CESUPA, atuando no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, nas disciplinas da áres de Prática Docente e Estágio Supervisionado e na UEPA, ministrando disciplinas nos Cursos de Pedagogia e Ciências Naturais.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Formação de Professores, Representação Social, Educação ambiental e Meio ambiente. Exerce desde 2006 a função de Coordenadora do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA).


=========§==========§==========§==========§==========§==========

Graduada em Licenciatura em Ciências Naturais - Química (UEPA). Professora Colaboradora do Necaps. Desenvolve ações de ensino-pesquisa-extensão no GT de Formação do Necaps.

Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.