O GT de Formação, por meio de uma Comissão de Trabalho composta pelos profº. Carlos Saldanha, Gustavo Montenegro e Murilo Cardoso, iniciam o processo de organização do Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps – ano 2010, buscando socializar experiências de ensino-pesquisa-extensão nas áreas de Ciências, Ambiente e Saúde, desenvolvidas ou em desenvolvimento pelos integrantes dos divesos GT's do Necaps. Desta forma, a comissão de trabalho estará recebendo no período de 25 de maio a 17 de junho de 2010, as propostas de diálogos para análise e aprovação da mesma para inscrição no Ciclo.
Os diálogos científicos, são rodas temáticas de discussão (rodas de conversa), sobre diversos temas da educação científica, educação ambiental e educação e saúde, dirigidas aos estudantes de graduação (prioritariamente) e que deverão ser apresentados ainda, por meio, da proposta metodológica do Necaps (no plano de ação deve constar: atividade de acolhida, atividade de conhecimento específico e atividade de despidida) e com carga-horária de 3h. Serão disponibilizadas nove vagas para diálogos, além de uma mesa redonda coordenada pelo GT de Formação.
1-Inscrição de Diálogos Científicos: 28 de maio a 17 de junho de 2010 (via e-mail: gt.formacao@yahoo.com.br);
2-Divulgação do Ciclo: a partir do dia 21 de junho;
3-Realização do Ciclo: 23 a 27 de agosto de 2010. (Período provável)
Sobre o Ciclo...
O Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais – Necaps/CCSE/UEPA, por meio de seu GT de Formação, desenvolve ações de iniciação científica diversas aos estudantes de graduação, por meio de uma atividade anual que é o Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps, que é um ação compartilhada com o projeto inter-dimensional de ensino-pesquisa-extensão “Formação Cultural do Estudante de Graduação: a contribuição da iniciação científica na educação superior”.
Este projeto visa promover ações pedagógico-científicas diversas sobre educação científica, ambiental e saúde na Educação Superior, com o objetivo de desenvolver a capacidade crítico-analítica de temas científicos que possibilite a comunidade acadêmica refletir e problematizar questões da realidade local e regional, para intervir mais significativamente nos espaços socioculturais e educacionais em que estão inseridos e assim contribuir ainda, para o desenvolvimento do pensamento científico na Amazônia, sobretudo, no estado do Pará.
Objetivos do Ciclo de Diálogos Científicos:
• Socializar saberes e práticas diversas sobre educação científica, ambiental e saúde, por meio de Diálogos Científicos/rodas temáticas de discussão;
• Desenvolver uma práxis interdisciplinar na educação superior;
• Promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e científicas na educação superior;
• Construir um canal dialógico entre Necaps e a comunidade acadêmica da UEPA, demais IES do PA e a comunidade interessada em temas de Ciências, Ambiente e Saúde.
O Ciclo em 2009...
A versão do Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps em 2009, contou em sua programação com 15 Diálogos Científicos sobre as seguintes temáticas: Núcleos/grupos de pesquisa; Juventude e Cultura; Educação Ambiental Escolar; Práxis educativas em Lazer; Educação Profissional e Desenvvolvimento Regional; O Papel Pedagógico da Brinquedoteca; Formação de Professores de Ciências; Educação Ambiental e o Ensino de Geografia; Cultura de Paz; Educação Ambiental e Codidiano; Formação Inicial de Professores em Territórios de Formação; Internet; Convívio Social; Pesquisa e Educação; e mais uma oficina pedagógica sobre Jogo e Desenvolvimento Infantil.
O Ciclo atendeu acerca de 121 participantes entre estudantes da graduação, da pós-graduação e profissionais da educação em geral. Na avaliação realizada, os aspectos mais relevantes, apontados pelos participantes foram: organização do Ciclo; relevância acadêmico-científica do Ciclo; as rodas de discussão durantes dos Diálogos Científicos; a metodologia de trabalho adotada nos Diálogos; e a mediação, comprometimento e conhecimento por parte dos mediadores dos diálogos em relação as temáticas trabalhadas.
O Ciclo em 2009...
A versão do Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps em 2009, contou em sua programação com 15 Diálogos Científicos sobre as seguintes temáticas: Núcleos/grupos de pesquisa; Juventude e Cultura; Educação Ambiental Escolar; Práxis educativas em Lazer; Educação Profissional e Desenvvolvimento Regional; O Papel Pedagógico da Brinquedoteca; Formação de Professores de Ciências; Educação Ambiental e o Ensino de Geografia; Cultura de Paz; Educação Ambiental e Codidiano; Formação Inicial de Professores em Territórios de Formação; Internet; Convívio Social; Pesquisa e Educação; e mais uma oficina pedagógica sobre Jogo e Desenvolvimento Infantil.
O Ciclo atendeu acerca de 121 participantes entre estudantes da graduação, da pós-graduação e profissionais da educação em geral. Na avaliação realizada, os aspectos mais relevantes, apontados pelos participantes foram: organização do Ciclo; relevância acadêmico-científica do Ciclo; as rodas de discussão durantes dos Diálogos Científicos; a metodologia de trabalho adotada nos Diálogos; e a mediação, comprometimento e conhecimento por parte dos mediadores dos diálogos em relação as temáticas trabalhadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário