Navegando

segunda-feira, 24 de maio de 2010

GT de Formação realiza nova reunião de trabalho


No dia 24 de maio de 2010, às 18h, na sala de atividades do Necaps, o GT de Formação realizou mais uma de suas reuniões de trabalho, buscando discutir assuntos de interesse coletivo do grupo e deliberar importantes decisões sobre as atividades em desenvolvimento do GT, por meio da seguinte pauta: Informes; Conselho Técnico-Científico (CTC/Necaps); Programa Jovens Pesquisadores; Projeto de ensino-pesquisa-extensão: ciclo I de oficinas pedagógicas; Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps; Seção de Estudos do dia 31 de maio de 2010; IX Jornada Itinerante em Santa Izabel/PA; O que ocorrer.

Abaixo apresentamos a síntese das principais deliberações aprovadas pelo coletivo do GT de Formação, presente na reunião de trabalho.

 - Conselho Técnico-Científico: como demanda da última reunião do CTC/Necaps, realizada no dia 18 de maio de 2010, foi discutido a aprovação da resolução que normativa as atividades acadêmicas e o cumprimento de carga-horária mínima dos integrantes do Necaps, além de indicação e e aprovação dos novos representantes do GT de Formação no referido conselho, a saber:

1-Carlos Alberto Saldanha da Silva Júnior (representante docente por linha de pesquisa/trabalho) - Membro Titular;
2-Gustavo Maneschy Montenegro (representante discente por linha de pesquisa/trabalho) - Membro Titular;
3-Ana Paula Almeida Barros (representante discente por linha de pesquisa/trabalho) - Membro Suplente.

- Programa Jovens Pesquisadores: foi socializado o andamento das atividades do programa, via as propostas de iniciação científica e/ou pesquisa, assim como o processo de orientação, além da apreciação das propostas dos integrantes Anderson Silva e Érika Castilho, a nível de iniciação científica e de Denize Pamplona e Olga Peres, a nível de pesquisa. Foi estipulado ainda, um indicativo de data para a entrega do relatório parcial das atividades desenvolvidas mais o projeto construído ao longo do percurso das atividades de orientação: até o dia 10 de agosto de 2010. A nova configuração do quadro de professores-orientadores por orientando está listado abaixo:

Professor-Orientador: Carlos Alberto Saldanha.
1-Orientando: Anderson Silva (iniciação científica);
2-Orientanda: Karolina Gell (pesquisa);
3-Orientando: Murilo Cardoso (pesquisa).

Professor-Orientador: Gustavo Montenegro.
1-Orientanda: Marcelly Costa (iniciação científica);
2-Orientanda: Olga Peres (pesquisa);
2-Orientanda: Thaís Luz (iniciação científica).

Professora-Orientadora: Maricilda Raposo.
1-Orientanda: Ana Paula Barros (iniciação científica);
2-Orientanda: Érika Castilho (iniciação científica);
3-Orientanda: Saiara Silva (iniciação científica).

Professora-Orientadora: Nilda Bentes.
1-Orientanda: Denize Pamplona (pesquisa).

- Projeto de ensino-pesquisa-extensão: na reunião de trabalho do GT de Formação realizada no dia 10 de maio de 2010, foi deliberado que a (re)construção do projeto - fase final de sistematização, ocorreria no dia 31 de maio de 2010, após a seção de estudos, mantendo-se na última reunião do grupo o mesmo indicativo de data. Quanto a metodologia adotada para a (re)construção do projeto, decidiu-se que cada integrante organizaria uma minuta de sugestões sobre a estruturação do projeto para ser discutido no dia 31 de maio, obedecendo a concepção inicial do projeto, assim como a ação de investigação, isto é, os Ciclos de Oficinas Pedagógicas sobre Educação Científica, Ambiental e Saúde para a Juventude. A organização do Ciclo I de 2010 está sob a coordenação das integrantes Karolina Gell e Saiara Silva e encontra-se em fase de inscrição das oficinas pedagógicas junto ao coletivo Necaps. A expectativa é que no m~es de junho se organize todo o ciclo para que a sua execução seja em agosto do decorrido ano.

- Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps: para a ação do ciclo de diálogos científicos, foi montada uma comissão de trabalho (Carlos Saldanha, Gustavo Montenegro e Murilo Cardoso), que está construindo uma proposta de projeto integrado de ensino-pesquisa-extensão, provisoriamente intitulado de "Formação Cultural do Estudante de Graduação: a contribuição da iniciação científica na educação superior". A ideia central é fazer uma investigação sobre o processo de iniciação científica que os estudantes de graduação da UEPA (prioritariamente) vivenciaram durante as ações do Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps e desvelar quais as contribuições destes processos formativo-acadêmicos para o estudante de graduação na perspectiva de uma formação cultural. A proposição da comissão de trabalho é desenvolver uma programação que contenha uma mesa redonda e mais nove diálogos científicos (rodas temáticas de discussão e/ou conversas), sobre temas de ciências, ambiente e saúde. Prevê-se que no mesmo de junho haja a organização do Ciclo, assim como sua divulgação e inicio de inscrição nas atividades do Ciclo. O período provável para a execução é meados entre os meses de agosto e setembro de 2010.

- Seção de Estudos: para a seção do dia 31 de maio de 2010, foi sugerida o estudo do texto "Uma agenda para jovens pesquisadores" de autoria da profª Maria Vorraber Costa, disponível na pasta do GT de Formação no Necaps. A atividade formativa será mediada pela estudante Saiara Silva.

- IX Jornada Itinerante de Educação Científica, Ambiental e Saúde para a Juventude: a IX Jornada Itinerante ocorrerá no dia 29 de maio de 2010 (sábado), a partir das 8h, na escola Nikkei, localizada as margens da BR-316, no município de Santa Izabel/PA. A participação do GT nesta ação coletiva do Necaps se dará mediante apresentação de oficinas pedagógicas, além de pessoal de apoio. É a segunda vez que o Necaps realiza ações educativas na referida escola, que é nossa parceira desde 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.