Necapian@s com a Profª Isabel Carvalho. |
Aproveitando sua agenda durante a Programação do VI Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UEPA), a profª Drª Isabel Cristina de Moura Carvalho (PUC-RS), visitou o Necaps, no dia 22 de outubro de 2011, com o objetivo de trocar experiências de pesquisas no campo da Educação Ambiental.
Na ocasião estavam presentes os integrantes do GT de Sociobiodiversidade e Educação e representantes do GT de Formação e de Educomunicação. A reunião foi coordenada pela Profª Drª Maria de Jesus Fonseca, atual coordenadora do GT de Sociobiodiveridade do Necaps e realizada na sala de aula do Mestrado.
Exposição dos Trabalhos. |
Durante a reunião os presentes fizeram uma acolhida a profª Isabel relatando suas experiências no Necaps e as principais contribuições para as suas formações. Em seguida a profª Isabel, comentou sobre sua trajetória enquanto pesquisadora e a experiência de seu Grupo de pesquisa "SobreNaturezas", além de indicar referências bibliográficas como contribuição aos estudos e pesquisas que o GT de Sociobiodiversidade vem se dedicando sobre o conceito de Natureza e a construção da perspectiva da "etnopedagogia ambiental".
Intervenção da profª Isabel. |
Após a reunião o grupo do Necaps, convidou a profª Isabel para conhecer as instalações do Núcleo e ofereceu-lhe um almoço para confraternizar a agenda de trabalho realizada.
Sobre a profª Isabel Carvalho:
- Isabel Cristina de Moura carvalho (isabel.carvalho@pucrs.br) possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), especialização em psicanálise pela Universidade Santa Úrsula RJ (1990), mestrado em Psicologia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Realizou seus estudos de pós-doutorado no Departamento de Estudos Étnicos e no Departamento de Antropologia da Universidade de San Diego, Califórnia (UCSD), com apoio da CAPES, de fevereiro/2006 a fevereiro/2007. No mesmo período foi professora visitante do Centro de Estudos Ibero Latino Americano (CILAS) na UCSD. Nos anos 80 trabalhou como educadora ambiental em Unidades de Conservação em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nos anos 90 atuou como pesquisadora no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE e como professora no Instituto Superior de Estudos da Religião - ISER. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação e Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica do RS. É bolsista de produtividade do CNPq. Em 2011 foi contemplada pelo INEP/CAPES com o projeto Catedra Anísio Teixeira: Educação e sustentabilidade: novas perspectivas para a educação democrática. É autora de livros e artigos sobre ambiente, sociedade e educação.
Sobre o Grupo SobreNaturezas:
- SobreNaturezas é um grupo interdisciplinar que reúne professores e estudantes de pós-graduação e graduação vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O SobreNaturezas é apoiado pelo CNPq, CAPES e pelo Projeto Cátedras de Desenvolvimento do IPEA/CAPES. Nosso grupo investiga processos de ambientalização social com ênfase em práticas educativas e religiosas. Busca compreender como o ideário ambiental tem sido internalizado no âmbito de um novo conjunto de práticas sociais e educativas, destacando o papel moral que o ideário ecológico desempenha no contexto de uma sociedade pós-religiosa. Além de apresentar os pesquisadores, projetos e instituições que compõem o SobreNaturezas (veja as entradas do menu superior), este blog é um espaço para trocarmos informações sobre as pesquisas em andamento (“o que pesquisamos”), dividirmos impressões sobre publicações recentes em nosso campo de atuação (“o que lemos”), comentarmos e analisarmos criticamente notícias e fatos do cotidiano (“o que pensamos”) e divulgarmos nossas publicações e ações (“o que produzimos”).
Para maiores informações sobre o Grupo SobreNazutezas - Clique Aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário