Navegando

domingo, 23 de outubro de 2011

MUROS E GRADES NA UEPA


Profª Drª Ivanilde Oliveira.
Profª Drª Maria de Jesus Fonseca.

Somos professoras fundadoras da Faculdade de Educação (FAED), criada com o Curso de Pedagogia, que funcionava a parte administrativa no prédio da FEP (atual Reitoria) e as aulas no Castelinho. A convivência FEP e FAED perpassava por ações administrativas e pedagógicas em um mesmo espaço. Com a expansão da FAED por meio da criação de novos cursos e, posteriormente, com a implantação do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará, o espaço foi ampliado incorporando tanto as atividades administrativas quanto as de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos cursos do CCSE, sendo mantida uma relação muito próxima entre o CCSE e a Reitoria pelo fato de atuarmos todos juntos em um mesmo ambiente de convivência acadêmica. Professores, técnicos administrativos, alunos  e  comunidade circulavam livremente entre os espaços existentes  porque não havia demarcação de territórios, como deve ser uma universidade pública. Esta forma de manutenção do espaço, em que tod@s o percebiam como de uso coletivo permaneceu por mais de 20 anos.

Para nossa surpresa, hoje nos encontramos no CCSE separados da reitoria por muros e grades. Territórios foram demarcados mantendo a lógica da divisão do capital estabelecendo a separação dos que gerenciam o poder dos trabalhadores da educação. Fomos divididos e perdemos parte de nossa história.

É oportuno lembrar que a separação de cidadãos alemães pelo muro de Berlim constituiu em símbolo vergonha mundial e os nossos muros e grades separando o CCSE da Reitoria o que simboliza? Certamente, esse fato nos conduz a inúmeras leituras. Parece consenso, entretanto, que muros e grades simbolizam distanciamento, isolamento, impossibilidade de estar junto. Partindo dessa compreensão fica difícil entender porque o “centro de poder” da Universidade representado pela reitoria  se isola de suas unidades integradoras. A nosso ver, essa atitude fragiliza o diálogo e o sentido de pertencimento que todos devemos ter pela UEPA, enquanto espaço público a serviço da comunidade. 

Considerando que muros e grades são instalados e retirados, nossa expectativa é que prevaleça o bom senso e assim voltemos a ter a circulação livre nos espaços que interligam CCSE <---> Reitoria, afinal os espaços da UEPA pertencem à comunidade como um todo.
                                                                      

           Maria de Jesus da Conceição Ferreira Fonseca e Ivanilde Apoluceno de Oliveira
                                   Professoras e Pesquisadoras do PPGED-CCSE.  


Fonte: Texto divulgado na Rede por meio de e-mail. Extraído do grupo Necaps no yahoo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.