Os grupos de Formação e Produção Científica do Necaps, em uma ação compartilhada estão desenvolvendo ações formativas para o coletivo Necaps neste segundo semestre de 2011. Como resultados dessa parceira estão o Programa Jovens Pesquisadores, o Mural Olho de Boto e as Atividades de Formação Interna do Necaps.
O Programa Jovens Pesquisadores é uma ação de formação a pesquisa, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, desenvolvidos por estudantes de graduação vinculados aos GT's e orientados por professores desses grupos. A perspectiva do programa é a construção da Iniciação Científica entendida como uma ação pedagógica, isto é, como um processo educativo para a formação do jovem pesquisador (SILVA JÚNIOR, 2011).
O Mural Olho de Boto é um canal dialógico de educomunicação "que tem o objetivo de produzir, gerir e disponibilizar de forma interativa e dinâmica informações relacionadas as questões [...] de interesse diversos sobre Ciência, Ambiente e Saúde" (FONSECA; SANTOS; OLIVEIRA, 2008, p. 50) e apresenta uma metodologia própria que envolve ações como: seleção da temática, pesquisa sobre o tema selecionado, triagem de informações-chave; escolha da proposta visual; e confecção do mural. Assim a temática do bimestre setembro-outubro, escolhida e trabalhada no mural versou a discussão: "A contribuição da pesquisa em educação para a formação do professor".
Necapian@s durante atividade formativa. |
Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha. |
Referências:
Discussões durante atividade formativa. |
SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto
Saldanha da. (Re)Significando a Formação
Inicial a partir de novos Territórios de Formação: um estudo sobre o
Necaps/CCSE/UEPA. 2011. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em
Educação). Centro de Ciências Sociais e Educação/Universidade do Estado do
Pará, Belém/PA, 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário