Navegando

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

GT de Formação e GT de Produção juntos na programação formativa do Necaps.

Os grupos de Formação e Produção Científica do Necaps, em uma ação compartilhada estão desenvolvendo ações formativas para o coletivo Necaps neste segundo semestre de 2011. Como resultados dessa parceira estão o Programa Jovens Pesquisadores, o Mural Olho de Boto e as Atividades de Formação Interna do Necaps.

O Programa Jovens Pesquisadores é uma ação de formação a pesquisa, cujo objetivo principal é o desenvolvimento de projetos de iniciação científica, desenvolvidos por estudantes de graduação vinculados aos GT's e orientados por professores desses grupos. A perspectiva do programa é a construção da Iniciação Científica entendida como uma ação pedagógica, isto é, como um processo educativo para a formação do jovem pesquisador (SILVA JÚNIOR, 2011).

O Mural Olho de Boto é um canal dialógico de educomunicação "que tem o objetivo de produzir, gerir e disponibilizar de forma interativa e dinâmica informações relacionadas as questões [...] de interesse diversos sobre Ciência, Ambiente e Saúde" (FONSECA; SANTOS; OLIVEIRA, 2008, p. 50) e apresenta uma metodologia própria que envolve ações como: seleção da temática, pesquisa sobre o tema selecionado, triagem de informações-chave; escolha da proposta visual; e confecção do mural. Assim a temática do bimestre setembro-outubro, escolhida e trabalhada no mural versou a discussão: "A contribuição da pesquisa em educação para a formação do professor".
  
Necapian@s durante atividade formativa.
Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha.
E por fim, as Atividades Formativas do Necaps. Como uma ação do coletivo, a coordenação do Núcleo em 2011, propôs um um projeto de ação que desse conta das ações de formação do Núcleo, assim organizou-se uma série de programações por GT, afim de socializar experiências, estudos e pesquisas desenvolvidas e em desenvolvimento nos diversos grupos do Necaps. Dessa forma, nos meses de agosto e setembro, os GT's de Formação e Produção Científica desenvolveram respectivamente as discussões: Programa Jovens Pesquisadores: a experiência da iniciação científica do GT de Formação em construção, mediado pelo profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e pelo profº Esp. Gustavo Montenegro e Pesquisa-Ação: epistemologia e metodologia nos processos educativos, mediado pelo profº Ms. Carlos Alberto Saldanha.

Referências:

Discussões durante atividade formativa.
FONSECA, M. J. C. F.; SANTOS, S. S. M.; OLIVEIRA, T. S. Mural “Olho de Boto”: uma proposta de educomunicação socioambiental no ensino superior. In: SILVA JÚNIOR, C. A. S.; BADEIRA, G. C. M.; FONSECA, M. J. C.F. (Orgs.). Vivências pedagógicas em educação científica, ambiental e saúde. Belém/PA: Gráfica Smith, 2008;

SILVA JÚNIOR, Carlos Alberto Saldanha da. (Re)Significando a Formação Inicial a partir de novos Territórios de Formação: um estudo sobre o Necaps/CCSE/UEPA. 2011. Dissertação de Mestrado. (Programa de Pós-Graduação em Educação). Centro de Ciências Sociais e Educação/Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.