Navegando

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mural Olho de Boto apresenta a temática "Ser Professor é...".


O Mural Olho de Boto, constitui-se por ser uma ação de difusão científica, promovida pelo Necaps bimestralmente, como o objetivo de divulgar temas diversos sobre Ciência, Ambiente e Saúde, que constituem as áreas de conhecimento em que o Núcleo atual. O Mural caracteriza-se ainda, por ser um instrumento de educomunicação socioambiental, que busca socializar informações de forma educativa, dando visibilidade a estudos e pesquisas, bem como promover reflexões sobre as questões de interesse coletivo, como contribuição a formação dos diversos atores sociais que interagem com o Mural.

Neste bimestre (setembro/outubro), o GT de Formação responsabilizou-se pela idealização, construção e organização do Mural. Os trabalhos iniciaram ainda no mês de agosto/2010, com o planejamento das atividades e distribuições de tarefas. Diversas reuniões para discussão e deliberação coletiva foram realizadas com o intuito de se chegar ao consenso a respeito de que temática seria abordada e que conteúdos seriam trabalhados no Mural.

Seguindo a própria metodologia de trabalho de confecção do Mural desenvolvida pelo GT de Educomunicação, o GT de Formação segui o roteiro recomendado, realizando as seguintes etapas: seleção do tema do bimestre, que foi "Ser Professor é...", objetivando traçar um perfil do professorado a partir de suas próprias falas significativas; em seguida iniciou-se a pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido; a partir desta pesquisa, foi selecionado informações-chaves, na qual foram filtradas as informações  mais importantes que compôs o texto final do mural, assim como fotos, charges e outros adereços decorativos. O texto do mural foi construído coletivamente com os professores que foram selecionados e entrevistados com a seguinte pergunta: ser professor é?, e suas falas foram transcritas para o texto final do mural; com o material todo organizado, foi feita a escolha da proposta visual; e por fim a confecção do mural.

Participaram da construção do mural 7 professores de diferentes níveis e modalidades de educação, que cederam seus depoimentos e fotos; além dos alunos e professores que compõe o GT de Formação. A comunidade também poderá participar deixando seus depoimentos sobre a temática, como proposta de integração entre o público, o Mural e o Necaps.

Serviço:
O Mural Olho de Boto, foi inaugurado durante a XV Semana Acadêmica do CCSE/UEPA que aconteceu entre os dias 27 e 29 de setembro de 2010 e compôs a programação permanente do Necaps "Ações Educativas do Necaps junto à juventude: um resgate do pensado e do realizado", que aconteceu no térreo do Bloco IV do CCSE as proximidades do R.U.

Atualmente o Mural está exposto na sala do Necaps e aberto a toda a comunidade intra e extra-CCSE/UEPA.

Mais informações:

Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps.
End.: Campus I - CCSE/UEPA; TV. Djalma Dutra; S/N; Telégrafo.
         Bloco IV - ao lado do R.U. (última sala - térreo).
Fone: (91) 4009-9537.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.