Navegando

sábado, 20 de novembro de 2010

Necaps realiza mais uma edição das Jornadas Itinerantes

O Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps/CCSE/UEPA, realizou na manhã de 20 de novembro de 2010, a X edição da Jornada Itinerante de Educação Científica, Ambiental e Saúde para a Juventude, no município de Capanema/PA, por meio da E. E. E. F. M. Maria Amélia de Vasconcelos. A ação das jornadas faz parte do Projeto de extensão "Oficinas Itinerantes de Educação Científica, Ambiental e Saúde para a Juventude: articulação universitária x escola".

Este projeto tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UEPA e prevê ainda a realização de mais duas jornadas para o ano de 2010, nos municípios de Santa Izabel/PA e Belém/PA. Na ação realizada em Capanema, foram ofertadas 9 oficinas pedagógicas de temas diversos de ciência, ambiente e saúde, atendendo cerca de 120 participantes aproximadamente e envolvendo 17 educadores/as do Necaps e 4 integrantes na equipe de apoio, na qual os jovens puderam participar propositivamente nas reflexões e construções de conhecimentos mediados por um/a ou mais educadores/as do Necaps.

A programação contou a uma abertura de saudação a escola e aos jovens participantes, as oficinas pedagógicas e a socialização das produções e relato das experiências vividas durante os processos educativos desenvolvidos na Jornada.

A avaliação da X Jornada demonstrou que é cada vez mais necessário que as escolas de educação básica se aproprie de processos educativos mais críticos, reflexivos e teórico-prático, no sentido de possibilitar aos jovens, construirem suas perspectivas com relação as temáticas trabalhadas, como agentes de construção de conhecimentos, saberes e práticas sociais. A questão não está no conteúdo em si, mas na forma como é mediado e problematizado pelo educador/a e como este conteúdo é significado pelo/a educando/a.


Parabéns a tod@s os Necapian@s que se fizerem presentes nesta importantíssima ação educativa. Dia 27 de novembro de 2010 tem mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.