Navegando

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Nep/CCSE/UEPA é premiado no PNEDH 2010.

O Núcleo de Educação Popular - Paulo Freire (Nep), vinculado ao CCSE/UEPA, foi o vencedor do Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) - na terceira categoria, A Formação, a Pesquisa e a Extensão Universitária em Educação em Direitos Humanos, com o projeto "Educação do campo e Direitos Humanos", cujo objetivo foi promover a formação de educadores populares para atuarem na alfabetização de jovens e adultos no interior do PA, em comunidades rurais ribeirinhas, a fim de propiciar um debate sobre a realidade dessas populações e da Amazônia. 

O Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos é realizado pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com a Fundação SM, o Ministério da Educação e a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Confira o Vídeo abaixo.



SOBRE O NEP:

Criado em 2002, a partir do projeto ProAlto  – uma iniciativa dos alunos do curso de Pedagogia da UEPA – o NEP tem a professora Ivanilde Apoluceno como coordenadora. Segundo ela, o Núcleo surgiu de uma reformulação do ProAlto e, inicialmente, atendia uma turma de 20 pessoas, na Vila da Barca. Desde então, o grupo  já atendeu mais de 300 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. 

Batizado com o nome do educador Paulo Freire (1921-1997), o Núcleo usa sua obra como referência epistemológica e suas atividades procuram perceber as características básicas de cada grupo social atendido, desenvolvendo uma metodologia própria de ensino, que foge aos padrões tradicionais de alfabetização.  

Alunos e professores da Uepa dos cursos de Pedagogia, Formação de Professores, Ciências da Religião, Matemática, Educação Artística e Terapia Ocupacional e ainda dez ex-alunos da universidade trabalham no desenvolvimento do projeto, além da equipe de organização, formada pela professora Ivanilde Apoluceno, Elizabeth Teixeira, Tânia Lobato, Alexandre Damasceno e Mário Brasil. "Educação Popular” é o tema desenvolvido  através do ensino, pesquisa e extensão pelos dez grupos de trabalho que formam o NEP. São seis linhas de pesquisa: educação dejovens e adultos, educação inclusiva, educação e saúde, educação do campo, educação infantil e escolarização básica e etno-matemática. 

O NEP trabalha com pessoas que não tem possibilidades de acesso à escola. E como incentivo para o adulto retornar às salas de aula, nos municípios de São Domingos do Capim e São João da Ponta acontece a capacitação dos professores para educar os adultos da região. Ainda no interior do estado, os adultos recebem educação no Centro comunitário de Benfica. Em Belém, o NEP também atua no Hospital de Clínicas, com turmas de crianças e adultos que são pacientes psiquiátricos. Os idosos também são alvos do projeto e têm acesso ao ensino  no  Lar  da  Providência.  No  Centro  Social  de  Nazaré,  situado  na  Basílica,  crianças  e adolescentes acima de nove anos são atendidos pelo núcleo. 

O NEP ainda faz parte do projeto Educamazônia, formado por um convênio entre Uepa, Universidade Federal do Pará (Ufpa), Museu Emílio Goeldi e Secretaria de Educação (Seduc), que faz um levantamento das experiências educativas e boas práticas em educação no campo. E ainda compõe o projeto Saberes da Terra, com uma parceria entre a Uepa e os Ministérios da Educação, do Trabalho e do Emprego e do Desenvolvimento Agrário na construção e implantação de políticas de educação do campo em todas as regiões do país. 

O grupo possui três livros publicados baseados no trabalho desenvolvido: Palavra-ação em Educação de Jovens e Adultos, de Ivanilde Apoluceno e Mário Brasil; Caderno de Atividades Pedagógicas em Educação Popular: Pesquisa Práticas e Educativas de Inclusão Social, de Ivanilde Apoluceno; e Cartografias Ribeirinhas: Saberes e Representação sobre Práticas Educativas de Inclusão Social, também da professora Ivanilde. 


FONTE: Universidade do Estado do Pará. Pró-Reitoria de Graduação. Guia Acadêmico. 15 ed. Rev. Atual. Belém/PA: PROGRAD/UEPA, 2010.


SERVIÇO:

Núcleo de Educação Popular – NEP/CCSE/UEPA.
Tv. Djalma Dutra, s/n, Campus I, Bloco IV - térreo. 


sábado, 15 de janeiro de 2011

GT de Formação planeja I Seminário de Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps

Na última segunda-feira, dia 10 de janeiro de 2011, a Comissão de Trabalho, composta pelos professores Carlos A. Saldanha, Gustavo Montenegro, Maricilda Raposo e Murilo Cardoso, se reuniu para discutir o projeto e as diretrizes para a 1ª edição do Seminário de Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps, que terá como temática de discussão "Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão: caminhos para pensar a produção do conhecimento a partir da experiência do Necaps/CCSE/UEPA".

Este evento terá como objetivos:

  • Socializar saberes e práticas interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão, nas áreas de formação de professores e saberes culturais amazônicos, com ênfase em educação científica, ambiental e saúde; 
  • Divulgar as produções acadêmico-culturais produzidas nos GT’s do Necaps; 
  • Promover o intercâmbio de saberes e práticas entre o Necaps, a comunidade acadêmica do CCSE/UEPA, demais IES e a comunidade em geral acerca de conhecimentos de educação científica, ambiental e saúde; 
  • Contribuir na formação cultural dos sujeitos participantes a partir das ações crítico-reflexivas propostas no evento; e 
  • Promover troca de experiências de iniciação científica, ensino-pesquisa-extensão entre grupos e núcleos de ensino-pesquisa-extensão em educação, sobretudo, do CCSE/UEPA.

Em sua programação prevê-se a realização de conferência, mesas redondas, relatos de experiências, comunicações orais e palestras. A realização do evento está prevista para abril de 2011 e a expectativa é atender cerca de 200 pessoas interessadas em temas sobre Ciência, Ambiente, Saúde e Formação de Professores, bem como sobre o campo da pesquisa em educação com ênfase as articulações interdisciplinares do ensino-pesquisa-extensão e a ação pedagógica da iniciação científica.

SERVIÇO:

A programação do I Seminário de Formação e Ensino-Pesquisa-Extensão do Necaps encontra-se em construção. Provisoriamente tem-se, o seguinte cronograma:



    Nº   
                    ATIVIDADE                       
                   PERÍODO                    
01
Divulgação do Evento
01 de fevereiro a 14 de abril de 2011.
02
Inscrição com Trabalho
01 de fevereiro a 21 de março de 2011.
03
Inscrição sem Trabalho
01 de fevereiro a 14 de abril de 2011.
04
Divulgação dos Trabalhos Aprovados
08 de abril de 2011.
05
Realização do Evento
14 e 15 de abril de 2011.
06
Entrega das Declarações de Participação
A partir de 15 de abril de 2011.


Mais informações:

Necaps/CCSE/UEPA.
GT de Formação
Campus I; Tv. Djalma Dutra, S/N, Telégrafo.
Bloco IV - Térreo (última sala em frente ao R.U.).
Fone: (91) 4009-9537.
E-mail: gt.formacao@yahoo.com.br



GT de Formação/Necaps fecha o ano com balanço positivo

Integrantes do GT de Formação/Necaps em reunião de trabalho.

O GT de Formação de Professores, vinculado ao Necaps/CCSE/UEPA, fecha o ano acadêmico de 2010 com um balanço positivo, revela reunião de culminância em dezembro de 2010. Após avaliação coletiva realizada no GT, os integrantes concluíram que das ações planejadas para 2010, cerca de 70% foram concluídas com êxito, demonstrando o forte comprometimento político com a formação cultural dos atores envolvidos em tais ações, bem como ao serviço prestado as comunidades atendidas por estas ações.

Das 15 ações previstas no Plano de Trabalho - 2010 do GT, 10 foram realizadas com destaque para: "Processo de Seleção de Novos Estagiários" e o "Encontro de Educadores do Necaps";  o "Programa Jovens Pesquisadores", que ainda encontra-se em andamento, com a perspectiva de se tornar uma ação contínua e permanente no GT; o "Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps"; o "II Encontro de Educação Ambiental em Contextos Escolares"; e a participação na "XV Semana Acadêmica do CCSE/UEPA", uma ação que não estava prevista no plano de trabalho, mais que foi incorporada no andamento do ano acadêmico do Núcleo e que envolveu e mobilizou todo o coletivo Necaps.

Roda de Conversa - Ciclo de Diálogos Científicos do Necaps.
Alguns desafios foram apontados para o ano de 2011, como a consolidação das seções de estudos temáticos, a formação interna dos integrantes do GT e do Necaps, o Ciclo de Oficinas Pedagógicas e a ampliação das ações de pesquisa no âmbito do GT e do Necaps.

As ações do GT de Formação e do Necaps, encontram-se em recesso, prevendo-se o início das atividades acadêmicas de 2011, para a primeira quinzena de fevereiro/2011 com as atividades de planejamento do Núcleo.

Contatos:
Necaps/CCSE/UEPA.
Campus I; TV Djalma Dutra, S/N, Telégrafo.
Belém/PA
Fone: (91) 4009-9537.







Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.