Navegando

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia acontecerá entre os dias 14 e 16 de dezembro de 2010 em Belém/PA


Discutir a Ciência e a Tecnologia no Estado do Pará por meio da realização da “Feira Internacional de Ciência e Tecnologia da Amazônia” é a oportunidade que o Governo do Estado encontrou, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (SEDECT) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA), com apoio da Empresa de Processamento de Dados (PRODEPA), para divulgar, fomentar e fortalecer os avanços obtidos por meio da Ciência, Tecnologia e Inovação em áreas do conhecimento consideradas prioritárias para o desenvolvimento sócio-econômico da Amazônia.

A expectativa é mais de mil pessoas participem do evento, entre empresários, a comunidade acadêmica, instituições, governos e sociedade. Serão mais de 30 palestras e 08 minicursos, além de uma feira com a exposição de produtos em 20 estandes. As inscrições serão gratuitas e dão direito à participação em um minicurso. A Feira terá ainda oficinas, com limites de vagas. Todos os participantes receberão, após o evento, um certificado de participação, que será disponibilizado online.

A proposta do evento é apresentar as ações realizadas no Estado do Pará e na Amazônia com a implantação do Sistema Paraense de Inovação. Outro assunto relevante são as recomendações feitas após a realização das Conferências Regionais e do Fórum de CT&I, que aos poucos vem tomando corpo com a realização de vários eventos e atividades relacionadas ao tema.

SEDECT e FAPESPA atuam para que essa divulgação seja cada vez mais potencializada, através de seminários, oficinas, workshops, feiras de ciência e tecnologia, participação de acadêmicos e empresários em prêmios nacionais e internacionais ligados à inovação e tecnologia como, por exemplo, o Prêmio FINEP de Inovação, o Desafio SEBRAE, a Semana Nacional de C&T, entre outros.

Além de divulgar os avanços para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado do Pará, o evento tem foco promover o debate sobre o futuro das ações de Ciência e Tecnologia (C&T) na Amazônia, demonstrando produtos, trocando conhecimento e compartilhando informações com a comunidade sobre o Sistema Paraense de Inovação.

O Sistema Paraense de Inovação é articulado dentro de três parques de ciência e tecnologia que estão sendo construídos pelo governo: em Belém, em Santarém e em Marabá. Às ações dos parques se somam a criação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Pará - FAPESPA, a recriação do Instituto de Pesquisas Socioeconômicas e Ambientais - IDESP e também programas de bolsas para pesquisadores e bolsas para projetos de pesquisa.

Essa empreitada de unir tecnologia e desenvolvimento será articulada com outras ações, de outras secretarias, para que se aumente o nível de conhecimento e a renda média da população, condições básicas para o desenvolvimento sustentável. Assim, a SEDECT atuará em articulação direta com a Secretaria da Fazenda (em programas de incentivo fiscal, por exemplo) e secretarias da Educação, do Trabalho e ainda com a Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará - PRODEPA, entre outras instituições.

Dividida em cinco diretorias, a SEDECT opera ainda em cooperação direta com quatro instituições vinculadas - a Empresa Paraense de Turismo - PARATUR, Junta Comercial do Pará - JUCEPA, Companhia de Desenvolvimento Industrial do Pará - CDI e Companhia de Gás do Pará - GASPARÁ.

Fonte: Site do Evento.

Serviço:

A feira será realizada no período de 14 a 16 de dezembro de 2010, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, situado na Av. Drº Freitas; S/N; Sacramenta - Belém/PA. Inscrições Gratuitas.

Confira a programação do evento - clicando aqui.

Para maiores informações  - clique aqui.

Contatos por e-mail: feiraict@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenação do GT de Formação do Necaps

Contato:


Núcleo de Estudos em Educação Científica, Ambiental e Práticas Sociais - Necaps


CCSE/UEPA - TV. djalma Dutra; S/N; Telégrafo; Campus I

Bloco IV; última sala-térreo

Fone: (91) 4009-9537


E-mails:

gt.formacao@yahoo.com.br

Coordenadores: Profº Ms. Carlos Alberto Saldanha e profª Ms. Maricilda Raposo.


Belém-Pará-Amazônia-Brasil
2011.